Data: 29/12/2016
Atualmente um tema comum entre os empresários brasileiros é como lidar com as dívidas fiscais e bancarias. São vários os pontos que tem tirado o sono desses administradores: débitos tributários, financiamentos, renegociações, capital de giro entre outros.
Em alguns casos isso está relacionado a falta de planejamento, no entanto, na maior parte das vezes isso é agravado pela alta carga tributária aliada à alta taxa de juros bancários que ocorre no Brasil.
Existem meios legais para enfrentar esses problemas. Os empresários devem se cercar de profissionais de diversas áreas, principalmente nas áreas de direito e contabilidade.
Uma administração mais eficaz da ativo e passivo irá fornecer informações sobre a real situação do devedor. A partir desse ponto será possível estabelecer estratégias para a resolução das dívidas.
As situações devem ser analisadas caso a caso devido à grande complexibilidade do tema, mas algumas diretrizes importantes como a negociação e renegociação do pagamento de dívidas, parcelamento, moratória, inclusão em programas como o REFIS, compensação, transação, remissão, prescrição e decadência devem ser analisadas como alternativas para sair de situações complicadas.
Essas medidas podem ter caráter temporário, porém permitem que a empresa reorganize suas finanças e tenha folego para superar as adversidades. O mais importante, entretanto, é resolver efetivamente os problemas.
Ainda com dúvidas? A Vizioli Advocacia conta com profissionais experientes que poderão ajudar e orientar. Entre em contato conosco e agende um horário.
Equipe Vizioli Advocacia
Precisa de uma consultoria jurídica? Entre em contato conosco
Contato